ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

Autores

  • Jairo Carvalho Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i2.373

Resumo

O presente artigo descreve pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Floriano, cujo objetivo foi investigar os elementos motivadores que induzem os discentes do PROEJA a ingressar e permanecer no curso e que possíveis situações podem estar produzindo desmotivação para aqueles já presentes no programa. O referencial considerado navegou à luz da Teoria das Necessidades de Abraham Maslow. Em termos de procedimentos metodológicos, fez-se uso de um questionário semi-estruturado, aplicado aos alunos do curso, período 2010.1, o qual intencionou apontar opiniões e sentimentos, de forma a retratar mais fielmente a atmosfera motivacional, visando a alcançar o objetivo desta pesquisa. Como resultado, observou-se que os alunos do programa veem nele o fio condutor para o sucesso profissional e pessoal, embora apontem que há ajustes a serem implementados, especialmente quanto à indissociabilidade entre a teoria e a prática, esta fundamental para permitir que o êxito profissional seja alcançado.

Biografia do Autor

Jairo Carvalho Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Mestre em Administração e Controladoria (UFC); especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduado em Administração; professor efetivo da UFPI - Universidade Federal do Piauí; Chefe do Curso de Administração da UFPI - Campus Picos.

Downloads

Publicado

26-10-2011

Como Citar

Guimarães, J. C. (2011). ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES. Conexões - Ciência E Tecnologia, 5(2). https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i2.373

Edição

Seção

Artigos