ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i2.373Resumo
O presente artigo descreve pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Floriano, cujo objetivo foi investigar os elementos motivadores que induzem os discentes do PROEJA a ingressar e permanecer no curso e que possíveis situações podem estar produzindo desmotivação para aqueles já presentes no programa. O referencial considerado navegou à luz da Teoria das Necessidades de Abraham Maslow. Em termos de procedimentos metodológicos, fez-se uso de um questionário semi-estruturado, aplicado aos alunos do curso, período 2010.1, o qual intencionou apontar opiniões e sentimentos, de forma a retratar mais fielmente a atmosfera motivacional, visando a alcançar o objetivo desta pesquisa. Como resultado, observou-se que os alunos do programa veem nele o fio condutor para o sucesso profissional e pessoal, embora apontem que há ajustes a serem implementados, especialmente quanto à indissociabilidade entre a teoria e a prática, esta fundamental para permitir que o êxito profissional seja alcançado.
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