A INFLUÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA FORMATAÇÃO DO CURRÍCULO EM IES SOB UMA PERSPECTIVA ESTRATÉGICA
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i2.319Resumo
O objetivo deste ensaio teórico é discutir o poder que detêm as organizações e o mercado onde estão elas inseridas para a produção de mudanças na grade curricular de Instituições de Ensino Superior (IES) em razão das constantes mudanças nas suas configurações, decorrente das transformações que o modelo socioeconômico, contemporâneo, impõe. Tais organizações visam ao equacionamento do gap que há entre a teoria distribuída e comercializada pelos docentes em sala de aula e o polo prático e a competência comprovada que são requeridos dos alunos, em função da permanente dinâmica da relação capital versus trabalho. Operar meios que permitam, de forma apropriada, responder aos permanentes desafios, impostos pelo mercado por meio das organizações, é uma questão presente no âmbito educacional, exigindo dos educadores a formulação de desenhos que respondam satisfatoriamente às configurações econômicas vigentes. Compondo o quadro de referência que consubstanciou o presente ensaio, tomaram-se as lições de Apple (2006); Thiry-Cherques (2006); Wood Jr.(2007); Nizet; Pichault (2007); Pugh; Hickson (2004); Roberts; Grabowski (2004); Lima; Teixeira (2001); Machado-da-Silva (2004); Morgan (2009); Goleman (2007); Mintzberg (2000); Iannone (2006); Kayo et al.(2006); Enriquez (2007); Foucault (1987); Amado (2007); Camargos; Ferreira; Camargos (2010); Canopf; Festinalli; Ichikawa (2005); Silva (2010), as quais orientaram o discernimento e a formatação do pensamento desenvolvido. Como procedimento metodológico, o ensaio se embasou em fontes bibliográficas, promovendo, como resultado do levantamento concebido, a percepção de que o currículo em IES é fruto de imposições emanadas do mercado, por meio das organizações, independentemente do ramo de atividade.
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