MEDIÇÃO DAS FORÇAS DE ARRASTO E SUSTENTAÇÃO EM UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO

Autores

  • ALLAN JOSÉ DA SILVA Universidade Paulista - UNIP
  • ABNER RODRIGUES PINTO Universidade Paulista - UNIP
  • DARIO JUNIOR MUNIZ DE OLIVEIRA Universidade Paulista - UNIP
  • JONATAS OLIVEIRA ALCARDE DE SOUZA Universidade Paulista - UNIP
  • KEVIN ALMEIDA SILVA Universidade Paulista - UNIP
  • LINCOLN TOSHIKAZU KAMIMURA Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i3.1423

Resumo

O presente artigo abordou um estudo experimental sobre a medição das forças de arrasto e sustentação que são realizadas em ensaios feitos com um perfil aerodinâmicos utilizando um túnel de vento do tipo soprador, onde, este túnel de vento tem por finalidade o uso em âmbito acadêmico de ensino superior e tecnológico. Utilizando um modelo de perfil aerodinâmico com duas inclinações de ângulo de ataque diferentes, foi possível comparar as medições das forças, visualizar as diferenças que o ângulo de ataque promove nas forças de arrasto e sustentação e comprovar a viabilidade da utilização de um túnel de vento didático em instituições de ensino voltadas ao nível superior.

Downloads

Publicado

24-07-2020

Como Citar

SILVA, A. J. D., PINTO, A. R., OLIVEIRA, D. J. M. D., SOUZA, J. O. A. D., SILVA, K. A., & KAMIMURA, L. T. (2020). MEDIÇÃO DAS FORÇAS DE ARRASTO E SUSTENTAÇÃO EM UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(3), 125–131. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i3.1423

Edição

Seção

Artigos