CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SERGIPE: EVOLUÇÃO E ANÁLISE

Autores

  • josé Nilton de melo Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • josé Ricardo De Santana Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS
  • Gabriel Francisco Da Silva Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i3.1378

Resumo

Na atualidade, políticas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) têm ocupado as principais agendas de apoio ao desenvolvimento socioeconômico de países e regiões. Esse reconhecimento é motivado, sobretudo, pela constatação de que a velocidade das inovações mundiais exige uma maior qualificação e preparação tecnológica das indústrias e empresas domésticas. Desta forma, investimentos em C,T&I é condição fundamental para criar um ambiente propício para a produção de conhecimento, transferência de tecnologias e processo inovativo no país. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo verificar a produção científica e tecnológica do Estado de Sergipe com o intuito de analisar a condição atual desse estado brasileiro no quesito ciência, tecnologia e inovação. Os dados revelam que Sergipe vem perdendo participação regional e nacional no quesito investimentos realizados em bolsas e no fomento à pesquisa e possui uma produção tecnológica bastante acanhada, principalmente de produtos registrados, a despeito de estar crescendo no segmento de produção científica.

Biografia do Autor

josé Nilton de melo, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Graduado em Economia, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual. Professor de Economia do Instituto Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

24-07-2020

Como Citar

de melo, josé N., De Santana, josé R., & Da Silva, G. F. (2020). CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SERGIPE: EVOLUÇÃO E ANÁLISE. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(3), 18–26. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i3.1378

Edição

Seção

Artigos