PANORAMA DAS GESTÕES AMERICANA E BRASILEIRA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: DESAFIOS E MÉRITOS ALCANÇADOS

Autores

  • Francisco Orlando Holanda Costa Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú
  • Déborah Pâmela Freire de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú.
  • Francisco Humberto de Carvalho Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú.

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1324

Resumo

Este artigo busca analisar o panorama brasileiro da gestão de resíduos sólidos e compará-lo com o panorama da gestão americana, objetivando salientar os desafios e os méritos alcançados de ambas as gestões. Dentro da temática de gestão de resíduos sólidos, delimitou-se o campo de estudo às gestões americana e brasileira para permitir a melhor elaboração da caracterização de ambos os panoramas e os desafios e méritos alcançados das duas gestões, caracterizando um estudo de caso. As informações, estatísticas e números utilizados no artigo foram obtidos de livros, artigos científicos, revistas especializadas e de instituições públicas ou privadas ligadas à gestão de resíduos sólidos nos respectivos países. Entre os desafios e méritos das gestões, estão envolvidos: quantidade de resíduos gerados, número de municípios com lixões ou aterros controlados, número de aterros sanitários com aproveitamento energético, percentual de reciclagem, compostagem, entre outros. Palavras-chave: Gestão de Resíduos Sólidos. Panorama. Estados Unidos. Brasil. Estudo de Caso.

Biografia do Autor

Francisco Orlando Holanda Costa Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú

Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo IFCE - Maracanaú. Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialização em "Environmental Management" pelo Canadore College, Canadá. Mestrando em Engenharia Civil – Área Saneamento Ambiental pela UFC.

Déborah Pâmela Freire de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú.

Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo IFCE - Maracanaú.

Francisco Humberto de Carvalho Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú.

Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em Engenharia Civil na área de Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Costa Filho, F. O. H., de Sousa, D. P. F., & de Carvalho Junior, F. H. (2020). PANORAMA DAS GESTÕES AMERICANA E BRASILEIRA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: DESAFIOS E MÉRITOS ALCANÇADOS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(2), 98–102. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1324

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)