Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia

Autores

  • Nicki Rosberg Ferreira Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Maria Vanuza Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Cicero Antônio Maia Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Felipe Augusto Correia Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Ana Glaúdia Vasconcelos Catunda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1116

Resumo

A informática e suas tecnologias têm promovido mudanças no cenário da educação mundial, principalmente no que se refere ao ensino de Ciências, como a Biologia, tornando o aprendizado mais interativo, e as aulas mais dinâmicas. Neste sentido, o presente estudo objetivou avaliar na percepção dos estudantes e professores, a eficiência das animações didáticas como ferramenta metodológica para o ensino de embriologia. O estudo foi conduzido na escola Raul Barbosa, situada no município de Jaguaribe, Ceará. Participaram do processo 42 alunos do 2° ano do Ensino Médio e seis professores de Biologia da rede pública de ensino. Verificou-se através da aplicação de questionários com alunos e professores, que o emprego das animações didáticas melhorou a compreensão do conteúdo abordado. Na percepção de alunos e professores, esta metodologia possibilitou tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Entretanto, as animações isoladamente, não substituem o trabalho primordial do professor de planejar, elaborar e ministrar suas aulas, podendo essa ferramenta ser utilizada como mecanismo de reforço às aulas expositivas e ao livro-texto.

Biografia do Autor

Nicki Rosberg Ferreira Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciado em Ciências Biológicas.

Maria Vanuza Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Ciências Biológicas.

Cicero Antônio Maia Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

Felipe Augusto Correia Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Bacharel em Ciências Biológicas.

Ana Glaúdia Vasconcelos Catunda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutorado em Zootecnia na área de Produção Animal.

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Publicado

29-12-2017

Como Citar

Ferreira Maia, N. R., Lima da Silva, M. V., Maia Cavalcante, C. A., Correia Monteiro, F. A., & Vasconcelos Catunda, A. G. (2017). Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(6), 17–26. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1116

Edição

Seção

Artigos