A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.987Resumo
O presente estudo objetiva analisar como os erros apresentados em uma avaliação são percebidos e sua relação com a ensinagem na formação de licenciandos em Matemática no contexto do PIBID, tendo como referenciais os trabalhos de Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi, Léa Depresbiteris, Neuza Bertoni Pinto e Léa Anastasiou. A pesquisa é do tipo exploratória, de campo, matizada pela abordagem qualitativa. O instrumento de coleta foi um teste denominado Teste de Concepções de Erro para Professores de Matemática, elaborado por Ferreira e Mendonça (2015), respectivamente Bolsista (ID) e coordenadora do Pibid de Matematica do IFCE Canindé. Os dados revelam que houve um alto índice de variabilidade na pontuação de cada questão do Teste e que cada participante teve uma percepção diferente sobre os erros construtivos apresentados. Isso indica que o ato de avaliar não é tarefa fácil e sim subjetiva, pois cada participante atribuiu uma nota diferente. Entende-se que a maturação sobre as concepções de avaliação e erro são oportunizadas pela reflexão sobre a prática, para a construção da profissão docente no contexto da práxis. Pretende-se com esse trabalho contribuir para uma discussão mais aprofundada sobre a avaliação e erro no contexto da formação inicial e do Projeto de Iniciação a Docência tendo em vista as diferentes concepções reveladas, com diferentes critérios avaliativos, que nem sempre tem o erro como parte do processo da aprendizagem matemática.
Referências
ANASTASIOU, L. das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (Ed.).
Processos de ensinagem na universidade. Joinville: Editora Univille, 2003.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEMTEC, 1997.
DEPREBITERIS, L. O desafio da avaliação da aprendizagem: dos fundamentos e uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989.
FERREIRA, I. G.; MENDONçA, L. de O. S. Concepções de avaliação e tratamento do erro no processo de ensino aprendizagem de matemática por bolsistas PIBID. 2015. Monografia (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Canindé, 28 f.
GARNICA, A. V. M. Um ensaio sobre as concepções de professores de matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. Educação e pesquisa, SciELO Brasil, v. 34, n. 3, p. 495–510, 2008.
GONÇALVES, A. L.; LARCHERT, J. M. Avaliação da Aprendizagem. 1. ed. Ilhéus: EDITUS, 2011. 100 p.
HOFFMAN, J. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtiva. 10. ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993.
____. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtiva. 43. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1998.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2013.
PERRENOUD, P. A avaliação no espírito da excelência e do êxito escolares. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
____. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PINTO, N. B. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da Matemática elementar. Campinas: Papirus, 2000.
ROMANO, E. P. O erro e a correção numa perspectiva construtivista-interacionista do ensino e da aprendizagem. Dissertação (Mestrado) — UNICAMP, Campinas, 1994.
SPERAFICO, Y. L. S.; GOLBERT, C. S. Refletindo sobre os erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1a grau: uma experiência com alunos do ensino fundamental. In: Anais X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Curitiba: , 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.