A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ

Autores

  • Idelmar Gomes Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé
  • Ana Cláudia Gouveia de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé
  • Luciana de Oliveira Souza Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé
  • Samara Moura Barreto de Abreu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.987

Resumo

O presente estudo objetiva analisar como os erros apresentados em uma avaliação são percebidos e sua relação com a ensinagem na formação de licenciandos em Matemática no contexto do PIBID, tendo como referenciais os trabalhos de Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi, Léa Depresbiteris, Neuza Bertoni Pinto e Léa Anastasiou. A pesquisa é do tipo exploratória, de campo, matizada pela abordagem qualitativa. O instrumento de coleta foi um teste denominado Teste de Concepções de Erro para Professores de Matemática, elaborado por Ferreira e Mendonça (2015), respectivamente Bolsista (ID) e coordenadora do Pibid de Matematica do IFCE Canindé. Os dados revelam que houve um alto índice de variabilidade na pontuação de cada questão do Teste e que cada participante teve uma percepção diferente sobre os erros construtivos apresentados. Isso indica que o ato de avaliar não é tarefa fácil e sim subjetiva, pois cada participante atribuiu uma nota diferente. Entende-se que a maturação sobre as concepções de avaliação e erro são oportunizadas pela reflexão sobre a prática, para a construção da profissão docente no contexto da práxis. Pretende-se com esse trabalho contribuir para uma discussão mais aprofundada sobre a avaliação e erro no contexto da formação inicial e do Projeto de Iniciação a Docência tendo em vista as diferentes concepções reveladas, com diferentes critérios avaliativos, que nem sempre tem o erro como parte do processo da aprendizagem matemática.

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Publicado

23-05-2016

Como Citar

Gomes Ferreira, I., Gouveia de Sousa, A. C., de Oliveira Souza Mendonça, L., & Moura Barreto de Abreu, S. (2016). A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 7–16. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.987