UM PROCESSO DIRIGIDO POR MODELOS PARA PROMOVER O ALINHAMENTO ENTRE A ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO E TI

Autores

  • Karlos T. M. V. Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Geam Carlos de Araújo Filgueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Jannayna Domingues Barros Filgueira Universidade Estadual da Paraíba
  • Emanuel Dantas Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Paulo de Figueiredo Pires Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i2.771

Resumo

Esse trabalho apresenta uma abordagem baseada em modelos que tem como objetivo propor a criação de um processo de alinhamento estratégico concreto que seja capaz de permitir a rastreabilidade entre os objetivos organizacionais e as atividades dos processos de negócio de uma organização, tomando como base para isso, o formalismo MDA. Esse processo provê o alinhamento através da defi- nição de diferentes níveis de modelos, os quais provêm uma transição continua desde a representação do conhecimento estratégico até a representação operacional das atividades de processos que visam atender a essa estratégia. Para alcançar o objetivo do trabalho será utilizado BSC e GORE para realizar um mapeamento da estratégia da organização em iniciativas de processos de negócios. Em seguida, utilizar transformações baseadas em MDA para obter modelos de processos de negócio rastreáveis expressos em BPMN. Como resultado, foi possível visualizar e rastrear através de diagramas o relacionamento entre a estratégia da empresa e as decisões de cada setor. Em especial, foi observado onde as decisões da área de TI refletem nos objetivos de negócio da empresa.

Referências

ATLAS. Atlas Transformation Language. 2012. Disponível em: < http://iot.eclipse.org >. Acesso em: 27 jan. 2015.

BALDAM, R.; VALLE, R.; PEREIRA, H.; ABREU, S. H. ans M.; SOBRAL, V. Gerenciamento de Processos de Negócios: BPM - Business Process Management. São Paulo: Érica, 2007.

BPMN. Business Process Modeling Notation Specification. Needram: Business Process Management Initiative, 2004. 308 p. Acesso em: 9 jun. 2014.

BRODBECK, A. F. Alinhamento Estratégico entre os Planos de Negócio e de Tecnologia de Informação: Um Modelo Operacional para a Implementação. Tese (Doutorado) — UFRGS, 2001.

FERNANDES, A. A.; ABREU, V. F. Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

FRANKEL, D. S. BPM and MDA. The rise of model-driven enterprise systems. 2003. Disponível em: < http://www.bptrends.com/bpt/wp-content/publicationfiles/06-03%20WP%20BPM%20and%20MDA%20Whitepaper%20Frankel11.pdf >.

HARMON, P. Business process change: a manager’s guide to improving, redesigning, and automating processes. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 2003.

HARRINGTON, H. J.; ESSELING, E. K. C.; NIMWEGEN, H. V. Business Process Improvement: documentation, analysis, design and management of business process improvement. New York: McGraw-Hill, 1997.

HENDERSON, J. C.; VENKATRAMAN, N. Strategic alignment: Leveraging information technology for transforming organizations. IBM System Journal, v. 32, n. 1, p. 4 – 16, 1993.

JESTON, J.; NELIS, J. Business Process Management: pratical guidelines to successful implementations. Oxford: Elsevier, 2006. P. 299 - 315.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Estratégia em Ação - Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. 344 p.

_____. Mapas Estratégicos - Convertendo Ativos Intangíveis em Resultados Tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 471 p.

LAMSWEERDE, A. van; LETIER, E. From object orientation to goal orientation: A paradigm shift for requirements engineering. In: WIRSING, M.; KNAPP, A.; BALSAMO, S. (Ed.). Radical Innovations of Software and Systems Engineering in the Future. Springer Berlin Heidelberg, 2004, (Lecture Notes in Computer Science, v. 2941). p. 325–340. ISBN 978-3-540-21179-2. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-24626-8_23 >.

NIEDERMAN JAMES C. BRANCHEAU, J. C. W. F. Information systems management issues for the 1990s. MIS Quarterly, Management Information Systems Research Center, University of Minnesota, v. 15, n. 4, p. 475–500, 1991. ISSN 02767783. Disponível em: < http://www.jstor.org/stable/249452 >.

OMG. MDA Guide version 1.0.1. Formal Document: 03-06-01. 2001. Disponível em: < http://www.omg.org/cgi-bin/apps/doc?omg/03-06-01.pdf >. Acesso em: 12 jun. 2014.

REICH, B. H. Investigating the Linkage between Business Objectives and Information Technology Objectives: A multiple case study in the Insureance Industry. Tese (Doutorado) — University of British Columbia, 1992.

ROLLAND, C.; SOUVEYET, C.; ACHOUR, C. Guiding goal modeling using scenarios. Software Engineering, IEEE Transactions on, v. 24, n. 12, p. 1055–1071, Dec 1998. ISSN 0098-5589.

SMITH, H.; FINGAR, P. Business Process Management: The third wave. 1. ed. Tampa: Meghan Kiffer Press, 2003.

VENKATRAMAN, N. IT-Enabled business transformation: From automation to business scope redefinition. Sloan Management Review, p. 73 – 87, 1993.

VOLMER, K. The future of bpm. In: FORRESTER RESEARCH. Anais de The Brainstorm BPM Conference. Chicago, 2007.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

Oliveira, K. T. M. V., Filgueira, G. C. de A., Filgueira, J. D. B., Filho, E. D., & Pires, P. de F. (2015). UM PROCESSO DIRIGIDO POR MODELOS PARA PROMOVER O ALINHAMENTO ENTRE A ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO E TI. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(2), 110–120. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i2.771

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)