PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO WEBAULA NO FORMATO E-BOOK: DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i2.711Resumo
Neste trabalho, descreveremos o processo de escrita do gênero webaula no formato de ebook. Apresentaremos as etapas do planejamento da produção textual do e-book, as adequações feitas na linguagem para a EaD e inserções de recursos, como links, avatar, áudio e vídeo. Analisaremos a distribuição das diferentes funções e tarefas entre os sujeitos produtores do texto, a fim de discutirmos as implicações desse processo de produção coletiva de um texto que se materializará em um gênero hipertextual.
Referências
ALMENARA, J. C. Las web para la formación. In: IBANEZ, J. S.; CABERO-ALMENARA, J.; GOMEZ, J. I. A. (Ed.). Tecnologías para la Educación: diseño, producción y evaluación de medias para la formación docente. 5. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2011. 319 p.
ARAUJO, N. A.; HISSA, D. L. A.; ZAVAM, A. S. Material Didático em EaD: a produção de webaula (no prelo).
ARETIO, L. G. La educación a distancia: de la teoría a la práctica. 4. ed. Barcelona: Editorial Planeta S.A., 2011. 328 p.
ASIMSTEN, J. C. Producción de contenidos para Educación Virtual: guía de trabajo del docente-contenedista. 1. ed. Madrid: VirtualEduca, 2007. 179 p.
BATISTA, M. Ángel H. Consideraciones para el diseño didático de ambientes virtuales de aprendizaje: una propuesta basada en las funciones cognitivas del aprendizaje. Revista Iberoamericana de Educación, v. 5, n. 38, 2001. Disponível em: < http://www.rieoei.org/deloslectores/1326Herrera.pdf >. Acesso em: 3 nov. 2013.
_____. Las fuentes del aprendizaje en ambientes virtuales educativos. Revista Iberoamericana de Educación, 2001. Disponível em: < http://www.rieoei.org/deloslectores/352Herrera.PDF >. Acesso em: 3 nov. 2013.
HERAS, A. R. de las. El tercer espacio. Revista de Tecnologias de la Información y Comunicación Educativas, n. 2, 2001.
HUEROS, A. D.; FRANCO, M. D. G. Diseño y producción de paginas web educativas. In: IBANEZ, J. S.; CABERO-ALMENARA, J.; GOMEZ, J. I. A. (Ed.). Tecnologías para la Educación: diseño, producción y evaluación de medias para la formación docente. 5. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2011. 319 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.