PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO WEBAULA NO FORMATO E-BOOK: DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE ESCRITA

Autores

  • Débora Liberato Arruda Hissa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Nukácia Meyre Silva Araújo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i2.711

Resumo

Neste trabalho, descreveremos o processo de escrita do gênero webaula no formato de ebook. Apresentaremos as etapas do planejamento da produção textual do e-book, as adequações feitas na linguagem para a EaD e inserções de recursos, como links, avatar, áudio e vídeo. Analisaremos a distribuição das diferentes funções e tarefas entre os sujeitos produtores do texto, a fim de discutirmos as implicações desse processo de produção coletiva de um texto que se materializará em um gênero hipertextual.

Biografia do Autor

Débora Liberato Arruda Hissa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará, doutoranda em Linguística Aplicada pela mesma universidade. Tutora a Distância da Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Referências

ALMENARA, J. C. Las web para la formación. In: IBANEZ, J. S.; CABERO-ALMENARA, J.; GOMEZ, J. I. A. (Ed.). Tecnologías para la Educación: diseño, producción y evaluación de medias para la formación docente. 5. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2011. 319 p.

ARAUJO, N. A.; HISSA, D. L. A.; ZAVAM, A. S. Material Didático em EaD: a produção de webaula (no prelo).

ARETIO, L. G. La educación a distancia: de la teoría a la práctica. 4. ed. Barcelona: Editorial Planeta S.A., 2011. 328 p.

ASIMSTEN, J. C. Producción de contenidos para Educación Virtual: guía de trabajo del docente-contenedista. 1. ed. Madrid: VirtualEduca, 2007. 179 p.

BATISTA, M. Ángel H. Consideraciones para el diseño didático de ambientes virtuales de aprendizaje: una propuesta basada en las funciones cognitivas del aprendizaje. Revista Iberoamericana de Educación, v. 5, n. 38, 2001. Disponível em: < http://www.rieoei.org/deloslectores/1326Herrera.pdf >. Acesso em: 3 nov. 2013.

_____. Las fuentes del aprendizaje en ambientes virtuales educativos. Revista Iberoamericana de Educación, 2001. Disponível em: < http://www.rieoei.org/deloslectores/352Herrera.PDF >. Acesso em: 3 nov. 2013.

HERAS, A. R. de las. El tercer espacio. Revista de Tecnologias de la Información y Comunicación Educativas, n. 2, 2001.

HUEROS, A. D.; FRANCO, M. D. G. Diseño y producción de paginas web educativas. In: IBANEZ, J. S.; CABERO-ALMENARA, J.; GOMEZ, J. I. A. (Ed.). Tecnologías para la Educación: diseño, producción y evaluación de medias para la formación docente. 5. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2011. 319 p.

Downloads

Publicado

22-01-2016

Como Citar

Hissa, D. L. A., & Meyre Silva Araújo, N. (2016). PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO WEBAULA NO FORMATO E-BOOK: DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE ESCRITA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(2), 86–93. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i2.711

Edição

Seção

Artigos