IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ

Autores

  • Renata Maria Paiva Costa
  • Juliana Silva Liberato IFCE campus Canindé

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v8i1.683

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer os impactos que o Programa Mulheres Mil provocou na vida das mulheres participantes, assim como observar qual importância da educação na transformação social. Trata-se de um estudo de campo realizado com o grupo de estudantes de um curso de qualificação profissional desenvolvido através do Programa Mulheres Mil no campus de Canindé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa, tem-se a intenção de apreender as compreensões e elaborações das discentes ao vivenciarem uma experiência educacional que tem como foco a perspectiva da inclusão social. A pesquisa se desenvolveu por meio de questionário estruturado com perguntas abertas, em que as estudantes puderam expor, através de um discurso livre, suas opiniões sobre a experiência de participar do Programa. Dessa forma, pôde-se observar que as mulheres que receberam a capacitação profissional por meio do Programa desenvolveram não apenas sua capacidade laborativa, mas também outras habilidades intelectuais e emocionais que poderão contribuir para a construção de sua autonomia e para o vislumbre de novas perspectivas de vida.

Biografia do Autor

Renata Maria Paiva Costa

Assistente Social do IFCE com graduação pela UECE

Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais

Juliana Silva Liberato, IFCE campus Canindé

Auxiliar de biblioteca do IFCE campus Canindé

Tecnóloga em alimentos

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Publicado

04-09-2014

Como Citar

Costa, R. M. P., & Liberato, J. S. (2014). IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ. Conexões - Ciência E Tecnologia, 8(1). https://doi.org/10.21439/conexoes.v8i1.683