OLHARES SOBRE O ACORDO BILATERAL MULHERES MIL (BRASIL/CANADÁ) E A METODOLOGIA IDENTIFICAÇÃO DE SABERES COMO POLÍTICA PUBLICA EDUCACIONAL: PROFISSIONALIZAÇÃO, SABERES E MEMÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v8i1.678Resumo
Este artigo discute a relação entre profissionalização, práticas de memória e os contextos sociais. Apresenta a metodologia intitulada Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia- ARAP, como embasamento de propostas de natureza social inclusiva. Trata-se de reflexões iniciais sobre o Projeto Internacional Mulheres Mil (Brasil/Canadá) ocorrido no período de 2007 a 2011. A finalidade do projeto Mulheres Milé o desenvolvimento de ações educativas, a partir da Formação Integrada Continuada de mulheres adultas em treze Estados brasileiros. A oralidade é um dos métodos utilizados e considerado como fonte de memória para construção de instrumentos que permitam mais amplo entendimento da realidade e dos saberes prévios do grupo em torno do desenvolvimento das localidades envolvidas. O referencial teórico adotado é a abordagem (auto)biográfica francesa e pelo materialismo histórico dialético. Acredita-se que a metodologia RAP possibilita a memória individual e coletiva, direcionando para interpretação do contexto socioambiental. Os principais instrumentos de coleta de informações utilizados foram os portfólios, os mapas de vida e os questionários de acesso e permanência à localidade. A relevância desse estudo visa o reconhecimento da memória como dispositivo de formação sociocultural ampla, portanto, educativa, de modo a contribuir na identificação de hiatos de ações cotidianas de membros das comunidades envolvidas em relação ao desenvolvimento local sustentável.
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