OLHARES SOBRE O ACORDO BILATERAL MULHERES MIL (BRASIL/CANADÁ) E A METODOLOGIA IDENTIFICAÇÃO DE SABERES COMO POLÍTICA PUBLICA EDUCACIONAL: PROFISSIONALIZAÇÃO, SABERES E MEMÓRIAS

Autores

  • Nara Vieira de Souza Instituto Federal de Sergipe
  • Sarah Virginia Carvalho Ribeiro Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v8i1.678

Resumo

Este artigo discute a relação entre profissionalização, práticas de memória e os contextos sociais. Apresenta a metodologia intitulada Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia- ARAP, como embasamento de propostas de natureza social inclusiva. Trata-se de reflexões iniciais sobre o Projeto Internacional Mulheres Mil (Brasil/Canadá) ocorrido no período de 2007 a 2011. A finalidade do projeto Mulheres Milé o desenvolvimento de ações educativas, a partir da Formação Integrada Continuada de mulheres adultas em treze Estados brasileiros. A oralidade é um dos métodos utilizados e considerado como fonte de memória para construção de instrumentos que permitam mais amplo entendimento da realidade e dos saberes prévios do grupo em torno do desenvolvimento das localidades envolvidas. O referencial teórico adotado é a abordagem (auto)biográfica francesa e pelo materialismo histórico dialético. Acredita-se que a metodologia RAP possibilita a memória individual e coletiva, direcionando para interpretação do contexto socioambiental. Os principais instrumentos de coleta de informações utilizados foram os portfólios, os mapas de vida e os questionários de acesso e permanência à localidade. A relevância desse estudo visa o reconhecimento da memória como dispositivo de formação sociocultural ampla, portanto, educativa, de modo a contribuir na identificação de hiatos de ações cotidianas de membros das comunidades envolvidas em relação ao desenvolvimento local sustentável.

Biografia do Autor

Nara Vieira de Souza, Instituto Federal de Sergipe

Gestora Estadual do Programa Mulheres Mil/SERGIPE.
Pesquisadora da Avaliação MMIA Brasil-Canadá.
Professora Efetiva dos Cursos Tecnólogo de Gestão em Turismo e Técnicos de Hospitalidade no Instituto Federal de Sergipe-IFS.Assistente Social.Esp.Ger.Turísticos/ Esp.Gerontologia Social.MSc. Desenvolvimento em Meio Ambiente

Sarah Virginia Carvalho Ribeiro, Instituto Federal do Ceará

Professora de Língua Inglesa do Instituto Federal do Ceará.

Gestora do Programa Mulheres Mil no Campus Fortaleza.

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

04-09-2014

Como Citar

de Souza, N. V., & Ribeiro, S. V. C. (2014). OLHARES SOBRE O ACORDO BILATERAL MULHERES MIL (BRASIL/CANADÁ) E A METODOLOGIA IDENTIFICAÇÃO DE SABERES COMO POLÍTICA PUBLICA EDUCACIONAL: PROFISSIONALIZAÇÃO, SABERES E MEMÓRIAS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 8(1). https://doi.org/10.21439/conexoes.v8i1.678