AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS

Autores

  • Marcos José Fernandes de Freitas Universidade de Fortaleza e Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i2.662

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como as tecnologias digitais, em especial os fóruns de discussão, podem contribuir ou dificultar o ensino e o aprendizado do português. Tem-se como pressuposto teórico os estudos de Pierre Lévy e Vani Moreira Kenski, a priori, tais quais Cibercultura, Educação e Tecnologias, Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. As categorias de estudo são as tecnologias digitais na educação, modalidade EAD, Linguística Aplicada (LA) e Língua Portuguesa (LP). A pesquisa tem caráter qualitativo referenciada por pesquisas teóricas, em que se utilizarão de observações científicas, sempre contextualizando os referenciais e aplicando as teorias norteadoras da pesquisa. A relevância deste estudo dá-se para discutir ensino e aprendizagem do português por meio da observação de ambientes virtuais de aprendizagem, procurando discutir métodos e processos de desenvolvimento linguístico.

Biografia do Autor

Marcos José Fernandes de Freitas, Universidade de Fortaleza e Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

Especialista em Tecnologias e Educação a Distância (BARÃO DE MAUÁ); Esp. em Linguística (FGF); Esp. em O Ensino de Literatura Brasileira (UECE); Esp. em Execução de Políticas de Segurança Pública (ANP); Licenciado em Letras – Português e Literaturas (UECE); Bacharelando em Direito (UNIFOR); Editor; Escritor; Membro da ABI; Tutor EAD.

 

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Publicado

25-11-2015

Como Citar

Freitas, M. J. F. de. (2015). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(2), 24–31. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i2.662

Edição

Seção

Artigos