Flor do Sertão: Cultivando Educação, Trabalho e Cidadania no Alto Oeste Potiguar

Autores

  • Violeta Maria de Siqueira Holanda Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
  • Felipe Morais de Melo IFRN - Câmpus Pau dos Ferros.
  • Amélia Cristina Reis IFRN - Câmpus Pau dos Ferros.
  • Antonia Francimar da Silva IFRN - Câmpus Pau dos Ferros

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v8i1.642

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar a experiência do Programa Mulheres Mil e sua metodologia do Sistema de Acesso, Permanência e Êxito. O Programa é executado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do governo brasileiro, pautado pela política de ações afirmativas voltada para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. A experiência aqui apresentada refere-se ao projeto Flor do Sertão, executado pelo IFRN Câmpus Pau dos Ferros, localizado na região do Alto Oeste Potiguar, Nordeste do Brasil.

Biografia do Autor

Violeta Maria de Siqueira Holanda, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

É docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002), Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pelo LACRI/USP (2003) e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1999). Desenvolve pesquisa na área da Antropologia das populações afro-brasileiras e tem experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos e pesquisas sociais com temáticas relacionadas ao Gênero, Saúde Sexual e Reprodutiva e Direitos Humanos. Atualmente, coordena o Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidade vinculado a Pró Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE)/UNILAB.

Felipe Morais de Melo, IFRN - Câmpus Pau dos Ferros.

Professor de Língua Portuguesa e Literatura do IFRN Câmpus Pau dos Ferros, Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), Licenciado em Letras – Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas pela mesma universidade (2009) e em Letras – Habilitação Português/Inglês e Literaturas pela Universidade Potiguar (2008). Desde o início da graduação, tem estudado o fenômeno da variação e mudança, especialmente da língua, mas com algumas incursões pela variação e mudança dos textos. Atualmente, é Gestor Local do Programa Mulheres Mil (2013)

Amélia Cristina Reis, IFRN - Câmpus Pau dos Ferros.

Pedagoga do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (2003). Atualmente, atua como Diretora Acadêmica do Câmpus Pau dos Ferros (2013).

Antonia Francimar da Silva, IFRN - Câmpus Pau dos Ferros

Professora de Política e Gestão Escolar do IFRN Câmpus Pau dos Ferros, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), Especialista em Psicopedagogia pela mesma instituição e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (1993). Atualmente, é a Diretora Geral do IFRN de Pau dos Ferros.

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Publicado

04-09-2014

Como Citar

Holanda, V. M. de S., Melo, F. M. de, Reis, A. C., & Silva, A. F. da. (2014). Flor do Sertão: Cultivando Educação, Trabalho e Cidadania no Alto Oeste Potiguar. Conexões - Ciência E Tecnologia, 8(1). https://doi.org/10.21439/conexoes.v8i1.642