JOGOS LÚDICOS: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Tássia Pinheiro de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Maracanaú
  • Raimunda Olímpia de Aguiar Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Maracanaú

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v7i3.610

Resumo

O ensino no Brasil passou por mudanças importantes na última década. A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDB/96) e a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN’s) em 2002 trouxeram para o ensino brasileiro conceitos importantes para tornar a aprendizagem mais significativa. Sabendo que para os alunos a Química é muitas vezes uma disciplina de difícil assimilação e que a escola pode não dispor de material que auxilie aos professores na preparação de aulas mais interativas e dinâmicas, observou- se a necessidade de desenvolver novos recursos, como jogos lúdicos. Dessa premissa surgiu este trabalho cujo objetivo foi compreender a influência do jogo como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio em química, a partir da confecção de jogos lúdicos, como estratégia de ensino para dinamizar as aulas, utilizando materiais de baixo custo. A metodologia desse trabalho constou de pesquisa diagnóstica sobre os assuntos com maior grau de dificuldade de aprendizagem, estudos bibliográficos, realização de oficinas na escola, pesquisa empírica com os alunos e analise dos dados coletados. Identificou-se que é possível confeccionar elementos didáticos de baixo custo. Também se inferiu que o uso dos jogos pode ser uma alternativa metodológica para a assimilação dos conteúdos e o desenvolvimento do espírito de equipe e da parceria entre aluno-aluno e aluno-professor. Concluiu-se que a brincadeira tem um valor de aprendizagem espontânea e deve ser considerado um instrumento com poder suficiente para provocar a construção de novas habilidades e conhecimentos.

Biografia do Autor

Tássia Pinheiro de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Maracanaú

Licenciatura em Química

Pesquisadora no Núcleo de Formação de Professores - NUFOP

 

Raimunda Olímpia de Aguiar Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Maracanaú

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Maracanaú

Downloads

Publicado

10-01-2014

Como Citar

Pinheiro de Sousa, T., & de Aguiar Gomes, R. O. (2014). JOGOS LÚDICOS: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 7(3). https://doi.org/10.21439/conexoes.v7i3.610

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)