QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE MELÃO “TORREON” PARA EXPORTAÇÃO

Autores

  • Francisca Deuzenir Marques Anselmo Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceara
  • EBENÉZER DE OLIVEIRA SILVA Embrapa Agroindústria Tropical
  • RAIMUNDO WILANE DE FIGUEIREDO Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.568

Resumo

Avaliou-se a vida útil pós-colheita de melões ‘Torreon’, sob refrigeração, tratados com SmartFreshTM (1-Metilciclopropeno, 1-MCP) após a colheita. Os frutos foram colhidos em estádio comercial (75% de rachadura do pedúnculo), numa fazenda localizada na região de Mossoró, no Rio Grande do Norte, sendo transportados via terrestre para o Laboratório de Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita da Embrapa, Fortaleza-CE, distante cerca de 240 quilômetros. No laboratório, os frutos foram separados em três lotes e colocados em câmaras plásticas (0,186m3), vedadas com tampa de acrílico, para a aplicação de 1-MCP gasoso, nas dosagens de 0, 300 e 600 ηL.L-1 (ppb), por períodos de exposição de 6 e 12 horas. Após a aplicação do 1-MCP, os frutos foram acondicionados em caixas de papelão e armazenados por 21 ou 28 dias, na temperatura de 7±1ºC e umidade relativa de 80±2%. Após esses períodos de armazenamento refrigerado, os frutos foram transferidos para o ambiente (25±3ºC, 65±5%UR), extraiu-se a polpa até a região delimitante da parte comestível com a casca. Após homogeneização em processador doméstico, parte do suco foi armazenada em freezer para o doseamento de açúcares totais, açúcares redutores, pH, acidez total e sólidos solúveis totais.

Observaram-se, de uma maneira geral, em ambos os experimentos (21 e 28 dias de armazenamento refrigerado), que os frutos controle apresentaram teor de SS superior ao dos frutos tratados com 1-MCP e esse fato foi dependente da dosagem utilizada.

Não houve diferença significativa entre os períodos de armazenamento, ou seja, o melão ‘Torreon’, quando tratado com 1-MCP pode ser armazenado tanto por 21 como por 28 dias sem prejuízo da sua comercialização.

Biografia do Autor

Francisca Deuzenir Marques Anselmo, Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceara

Professora do Curso Tecnólogo em Gastronomia do Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité

EBENÉZER DE OLIVEIRA SILVA, Embrapa Agroindústria Tropical

Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical

RAIMUNDO WILANE DE FIGUEIREDO, Universidade Federal do Ceará

Professor do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

30-04-2021

Como Citar

Marques Anselmo, F. D., SILVA, E. D. O., & FIGUEIREDO, R. W. D. (2021). QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE MELÃO “TORREON” PARA EXPORTAÇÃO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021001. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.568

Edição

Seção

Seção de Ciências Agrárias