ESTIMATIVA DE DESEMPENHO ACADÊMICO A PARTIR DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS PREDITIVOS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS CRATO

Autores

  • Robson G. Fechine Feitosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Crato
  • Guilherme A. R. M. Esmeraldo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Crato
  • Cícero Carlos F. de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Crato

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v7i1.561

Resumo

O processo de avaliação escolar, ainda hoje, é tema de muita polêmica. Contudo, o processo de avaliação tem como base a análise quantitativa para mensurar o nível de aprendizagem do aluno, e decidir se o mesmo está ou não apto a cursar as séries seguintes. Diante desse contexto, o presente trabalho analisou o histórico de notas dos alunos do 1º ano do ensino médio, do IFCE Campus Crato, do ano de 2006 a 2010, através do método de regressão linear múltipla, a fim de descobrir qual a influência das notas dos dois primeiros bimestres em relação à média final do aluno.

Biografia do Autor

Robson G. Fechine Feitosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Crato

Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Crato. Mestre pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará.

Guilherme A. R. M. Esmeraldo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Crato

Possui Bacharelado em Ciencia da Computacao pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professor de Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crato. Tem experiência na área de Engenharia da Computação com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas embarcados, desenvolvimento de aplicações embarcadas, hardware/software co-design e modelagem e análise de comunicação em plataformas multiprocessadoras

Cícero Carlos F. de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Crato

Possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2000 - 2004), ESPECIALIZAÇÃO (Lato Sensu - 2006) em Matemática do Ensino Médio com título da monografia: Método de Ensino de Estatística para o Ensino Médio. Tenho MESTRADO em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE com título da dissertação: Uma priori Beta para distribuição Binomial Negativa. Atualmente sou Professor Efetivo de Estatística do IFCE - Campus Crato . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Probabilidade e Estatística (Inferência Bayesiana). Atualmente participo de um Núcleo de Estatística Aplicada no IFCE - Campus Crato.

Downloads

Publicado

17-07-2013

Como Citar

Feitosa, R. G. F., Esmeraldo, G. A. R. M., & Oliveira, C. C. F. de. (2013). ESTIMATIVA DE DESEMPENHO ACADÊMICO A PARTIR DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS PREDITIVOS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS CRATO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 7(1). https://doi.org/10.21439/conexoes.v7i1.561

Edição

Seção

Artigos