REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v4i2.364Resumo
O presente artigo de natureza teórica tem por objetivo central discutir o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), discute também o papel central assumido pela educação profissional neste cenário de (re)qualificação dos trabalhadores. As exigências do mercado em decorrência do processo de reestruturação produtiva, desencadeado a partir das décadas de 1970/1980 e efetivado na década de 1990 com o surgimento do modelo produtivo toyotista, impulsionam o surgimento de um novo paradigma educativo que tem, na centralidade da formação a incorporação de competências e habilidades exigidas no universo do capital. Desta forma, o processo de escolarização básica mostra-se como uma ferramenta ideológica, eficiente, para a produção de um trabalhador “competente” para o mercado. Neste sentido, para realizarmos tal análise, iniciaremos um percurso histórico do processo de reestruturação produtiva e suas implicações no campo da educação, para, a partir daí, compreendermos a origem do IFCE e a implantação do PROEJA.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.