IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI

Autores

  • Glacio Souza Araujo Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Aracati.
  • EDUARDO DE LIMA MELO Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Umirim

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1531

Resumo

O presente trabalho visa avaliar o levantamento dos discentes do Curso Técnico em Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Aracati, comparando os dados de duas matrizes curriculares, uma anterior (utilizada desde o semestre de 2011.2 até 2014.1) e outra vigente (utilizada a partir de 2014.2), sendo esta unificada para os Cursos Técnicos dos campi Acaraú, Aracati e Morada Nova, através de dados obtidos do sistema acadêmico. Os dados são importantes para realizar possíveis ajustes na matriz curricular vigente e adequá-la à situação atual da aquicultura na região, visando também à permanência e ao êxito dos discentes, bem como ao sucesso profissional deles. Foi observado que a forma de ensino atual (concomitante) não é eficiente devido a menor demanda de público e aprendizado. Os discentes, apesar de serem adolescentes ainda, estão estudando o técnico e o médio juntos, mas não conseguem ter efetivo aprendizado nem no curso técnico nem no ensino médio, dedicando-se muitas vezes a este último e abandonando aquele. Até o semestre 2014.1, foram formadas seis turmas, com 35 discentes concludentes ou concluídos comparado com duas turmas formadas e 23 discentes concludentes ou concluídos. O Curso Técnico em Aquicultura do IFCE – campus Aracati, utilizando a matriz curricular vigente até o semestre de 2014.1, apresentou apenas 5,83 discentes concludentes/concluídos por turma em comparação a 11,50 alunos concludentes/concluídos – quando passou a funcionar com a nova matriz aprovada para 2014.2, mostrando, portanto, um melhor desempenho dos discentes, que pode aumentar ainda mais através de pequenos ajustes.

Biografia do Autor

Glacio Souza Araujo, Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Aracati.

Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2004) e mestre em Engenharia de Pesca pela mesma instituição (2006). Doutorado em na mesma área pela Universidade Federal do Ceará (2011). Especialista em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Fortaleza e Técnico de Nível Médio em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, ambos finalizados em 2017.

EDUARDO DE LIMA MELO, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Umirim

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (2004), especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Farias Brito (2009), especialista em Psicologia das Relações Humanas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011), especialista em Gestão Pública pela Faculdade entre Rios do Piauí (2011), especialista em Monitoramento de Desempenho de Organizações e Programas Governamentais pela Faculdade A Vez do Mestre (2012) . Mestre em Planejamento em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará UECE (2015). Trabalhou com projetos esportivos governamentais durante 15 anos, realizando ações de coordenação, monitoramento e avaliação desenvolvendo parte técnica e operacional. Foi professor do Curso de Educação Física da faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO e Técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal do Ceará IFCE. Atualmente é professor do Instituto Federal do Ceará - Campus Umirim.

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

Araujo, G. S., & MELO, E. D. L. (2020). IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(4), 72–83. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1531

Edição

Seção

Artigos