O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1380Resumo
A Microbiologia é um ramo da Biologia que está intimamente relacionada à saúde humana e ao bom funcionamento do meio ambiente. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos e professores de quatro turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, em quatro escolas públicas de educação básica da cidade de Jaguaribe/CE, e objetivou analisar como os temas relacionados à Microbiologia têm sido ensinados. Foram feitas observações em sala de aula e aplicação de questionário a alunos e professores. As observações e os dados coletados nos permitiram inferir que, embora haja uma avaliação satisfatória do grupo (professores e alunos) sobre como os temas relacionados à Microbiologia vem sendo ensinados, existe por parte deles o anseio de que sejam realizadas melhorias no ensino de Microbiologia. Esses resultados confirmam a necessidade de aproximação entre os conteúdos ensinados em Microbiologia e as diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, tais como a realização de atividades práticas e lúdicas, tendo em vista que essas possibilitarão uma dinamização das aulas, fomentando nos alunos o desejo de atuarem juntamente com o professor, como agentes na construção do conhecimento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.