O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará

Autores

  • Valdineia Soares Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Chayenne Alves de Sá Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Kylvia Rocha de Castro e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1380

Resumo

A Microbiologia é um ramo da Biologia que está intimamente relacionada à saúde humana e ao bom funcionamento do meio ambiente. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos e professores de quatro turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, em quatro escolas públicas de educação básica da cidade de Jaguaribe/CE, e objetivou analisar como os temas relacionados à Microbiologia têm sido ensinados. Foram feitas observações em sala de aula e aplicação de questionário a alunos e professores. As observações e os dados coletados nos permitiram inferir que, embora haja uma avaliação satisfatória do grupo (professores e alunos) sobre como os temas relacionados à Microbiologia vem sendo ensinados, existe por parte deles o anseio de que sejam realizadas melhorias no ensino de Microbiologia. Esses resultados confirmam a necessidade de aproximação entre os conteúdos ensinados em Microbiologia e as diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, tais como a realização de atividades práticas e lúdicas, tendo em vista que essas possibilitarão uma dinamização das aulas, fomentando nos alunos o desejo de atuarem juntamente com o professor, como agentes na construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

01-03-2018

Como Citar

Freitas, V. S., Sá, C. A. de, & Silva, K. R. de C. e. (2018). O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(1), 84–96. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1380

Edição

Seção

Artigos