JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS

Autores

  • Cristiane Alves do Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Francisco Giovanni Ferreira dos Santos Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Rafaela Oliveira Freire Universidade Estadual Vale do Acaraú.
  • Paulo Gardel Torres de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú.
  • Dráulio Sales da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú.

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1303

Resumo

As atividades lúdicas são consideradas educativas, por desenvolverem habilidades cognitivas e auxiliarem no método para o processo de aprendizagem, resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades. Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de expor a utilização de um jogo lúdico como recurso metodológico para facilitar a aprendizagem e analisar o desenvolvimento do raciocínio e a construção do conhecimento de discentes no processo de ensino e aprendizado para alunos de 1º ano do ensino médio sobre o conteúdo de distribuição eletrônica. Utilizou-se como meio de avaliar os alunos um questionário com questões objetivas e subjetivas que revelaram através de dados estatísticos que 94,50% dos alunos conseguiram atingir os objetos propostos pelos bolsistas. Os resultados obtidos sugerem a importância da utilização dos jogos lúdicos pedagógicos no ensino.

 

Biografia do Autor

Cristiane Alves do Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Francisco Giovanni Ferreira dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Rafaela Oliveira Freire, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Paulo Gardel Torres de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Graduado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Dráulio Sales da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará; Professor pesquisador; Departamento de Química; Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Nascimento, C. A. do, Santos, F. G. F. dos, Freire, R. O., Sousa, P. G. T. de, & Silva, D. S. da. (2020). JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(2), 14–20. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1303

Edição

Seção

Artigos