Análise da viabilidade da implementação de um sistema de gestão da qualidade em um laboratório de pesquisa e ensino público
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1289Resumo
Este artigo tem por objetivo geral analisar a viabilidade do processo de implantação de um sistema de gestão da qualidade em dois laboratórios de pesquisa e ensino público, considerando suas particularidades, riscos e oportunidades dessa implantação. Os objetivos específicos são: avaliar a viabilidade parcial ou total de implantação da NBR ISO 9001 – Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos (2015) nos laboratórios em questão, avaliar a aceitação da equipe para implantação de um Sistema de Gestão e analisar a possibilidade da introdução de outras Normas específicas que porventura ocorra. Utilizou-se para fundamentação deste estudo de caso: acervos bibliográficos e Normas reconhecidas e aplicáveis a laboratórios. A metodologia aplicada consistiu em um diagnóstico de atendimento aos requisitos normativos, entrevistas e observações feitas a partir do acompanhamento da rotina laboratorial. Esta análise norteará os laboratórios adequarem seus processos de modo a atenderem os requisitos da NBR ISO 9001 (2015) por meio da promoção de um projeto, que em suas ações esteja a elaboração de documentos, o estabelecimento de rotinas de treinamento e sensibilização, identificação de não conformidades, e levantamento de melhorias. Conclui-se que a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nos laboratórios diagnosticados, é viável, há como atender a totalidade de itens normativos sem exclusões, a equipe tem boa aceitação para desenvolvimento dos métodos e critérios e há possibilidade de introduzir outras Normas específicas nas rotinas laboratoriais. Além do alcance dos objetivos traçados identificou-se o fomento à pesquisas e favorecimento a assertividade de resultados gerando impactos positivos na rotina dos mesmos.
Palavras-chave: Laboratórios; Gestão de qualidade; NBR ISO 9001Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.