AÇÃO E MOVIMENTO: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PROJETOS DE GEOMETRIA DINÂMICA PELOS DISCENTES NA LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.1010Resumo
A proposta do artigo é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa com duração de dois semestres envolvendo duas turmas de estudantes da graduação em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Mostra-se com a pesquisa que a construção de um projeto envolvendo geometria dinâmica aliado ao uso da tecnologia informática possibilitou a apropriação de diversos conceitos matemáticos abordados na disciplina de Geometria Plana. Através dos conceitos da epistemologia genética de Jean Piaget, em especial a teoria da tomada de consciência foi possível analisar a evolução dos estudantes ao longo do processo e verificar que o uso da tecnologia potencializa a construção dos conceitos matemáticos. Ao final verificou-se que proposta de trabalho ocorrida ao longo do semestre tornou possível desenvolver nos sujeitos envolvidos novas competências e habilidades, dentre elas, a habilidade de possivelmente utilizar a tecnologia em sala de aula.Referências
BARBOSA, R. M. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BONA, A. S. D. Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o Aprender a Aprender por Cooperação. Tese (Doutorado em Informática na Educação) — Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Novas tecnologias, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
GIRALDO, V. Integrando geometria e funções: Gráficos dinâmicos. Revista do Professor de Matemática (RPM), São Paulo, v. 30, n. 79, p. 39 – 46, 2012. 3º quadrimestre.
GOMES, A. S.; SOUZA, R. J.; SIQUEIRA, R. Resistência ao uso de TIC no ensino. Educar com o Redu. Recife: Redu, Educational Technology, 2012. P.100-102.
GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. C. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Informática na Educação: teoria & prática. PGIE – UFRGS, v. 2, n. 1, 1999.
MILANI, E. A informática e a comunicação matemática. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Ed.). Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 176–200.
PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1988.
____. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PIAGET, J. A Tomada de Consciência. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1977.
____. Fazer e Compreender. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1978.
VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009. Tradução Vinicius Figueira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.