AÇÃO E MOVIMENTO: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PROJETOS DE GEOMETRIA DINÂMICA PELOS DISCENTES NA LICENCIATURA

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus de Caxias do Sul
  • Eduardo Meliga Pompermayer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus de Canoas

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.1010

Resumo

A proposta do artigo é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa com duração de dois semestres envolvendo duas turmas de estudantes da graduação em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Mostra-se com a pesquisa que a construção de um projeto envolvendo geometria dinâmica aliado ao uso da tecnologia informática possibilitou a apropriação de diversos conceitos matemáticos abordados na disciplina de Geometria Plana. Através dos conceitos da epistemologia genética de Jean Piaget, em especial a teoria da tomada de consciência foi possível analisar a evolução dos estudantes ao longo do processo e verificar que o uso da tecnologia potencializa a construção dos conceitos matemáticos. Ao final verificou-se que proposta de trabalho ocorrida ao longo do semestre tornou possível desenvolver nos sujeitos envolvidos novas competências e habilidades, dentre elas, a habilidade de possivelmente utilizar a tecnologia em sala de aula.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus de Caxias do Sul

Eduardo Meliga Pompermayer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus de Canoas

http://lattes.cnpq.br/5953250260825341

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Publicado

02-06-2016

Como Citar

da Silva, R. S., & Pompermayer, E. M. (2016). AÇÃO E MOVIMENTO: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PROJETOS DE GEOMETRIA DINÂMICA PELOS DISCENTES NA LICENCIATURA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 48–56. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.1010