A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O presente artigo objetiva identificar a concepção que os alunos da Educação de Jovens e Adultos do segmento IV do município de Sobral possuem em relação à prática avaliativa. A pesquisa realizada caracterizou-se como estudo de caso, utilizando, além da revisão de literatura, entrevistas estruturadas com os estudantes. Verificou-se que os respondentes reconhecem a importância da avaliação para a aprendizagem, embora a percebam como um momento distinto do processo ensino-aprendizagem. Identificou-se, ainda, que a falta de compreensão por parte dos alunos acerca dos diversos aspectos envolvidos na avaliação de desempenho dos discentes reduziu a definição de avaliação ao ato de atribuir nota. A pesquisa busca contribui para a ampliação do debate sobre a temática da avaliação, pois apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, ainda existem lacunas em virtude do distanciamento do que se propõe para a avaliação da aprendizagem com relação a prática utilizada nas escolas, levando assim, à incompreensão dos reais objetivos da avaliação na perspectiva dos educandos.
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PDFDOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i3.536
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