A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Antonia Ediele de Freitas Coelho, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha

Resumo


Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar as etapas de uma aula ministrada por um professor de ciências do ensino fundamental, focalizando a discussão nos elementos que são essenciais para um enfoque de experimentação investigativa que leva a uma aprendizagem significativa. A abordagem tomada pela pesquisa é qualitativa, a qual se constituiu a partir da análise da transcrição das falas dos sujeitos de uma aula de ciências do nono ano que foi vídeo gravada. A partir das análises concluímos que a forma como o professor conduziu a experimentação é condizente com a experimentação investigativa, dedutivista-racionalista e construtivista; que a experimentação foi desenvolvida em quatro fases: inicial, de desenvolvimento, de busca de referencial teórico e reflexão e de elaboração de um relatório. A experimentação propiciou resultados notórios, visto que os alunos mostraram ter aprendido significativamente o conhecimento que surgiu ao longo do processo investigativo e o conceito final pretendido pelo professor.


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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.990