ENGENHARIA DIDÁTICA PARA DISCUSSÃO GEOMÉTRICA E RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI

Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Francisco Régis Vieira Alves

Resumo


Neste artigo discutimos uma metodologia para resolução de equações de 1o grau com viés geométrico, através do Teorema de Tales. Este modelo trata da localização do zero de equações afins através de elementos da Geometria Plana. Ademais, apresentamos considerações sobre a Engenharia Didática, e descrevemos apenas as etapas iniciais: análises preliminares, e construção e análises a priori, ao passo que discutimos uma situação problema para aplicação em sala de aula. A descrição das etapas iniciais da Engenharia Didática prevê explorar os aspectos investigativos no estudante possibilitando a experimentação matemática através de situações didáticas de ensino, inclusive com uso recursos tecnológicos utilizando o GeoGebra e ainda no contexto de investigação histórica. Com isto, este trabalho objetivou realizar estudo contextualizado e geométrico sobre resolução de equações de 1o grau e sua aplicação junto a discentes através da teoria da Engenharia Didática, tratando-se de uma revisão bibliográfica.

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.986