Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Nanociência

Camila Bezerra Silva, Nádia Ferreira de Andrade, Felipe Moreira Barboza

Resumo


Tendo em vista os avanços tecnológicos a que temos tido acesso nos últimos anos, este trabalho se destaca pela importância de se abordar, no âmbito escolar, assuntos atuais de nanociência com foco na utilização de “Objetos de Aprendizagem” (OA’s). Essa proposta tem como principal objetivo possibilitar recursos e opções ao funcionamento desses instrumentos aplicados ao ensino. Foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um questionário, com os professores de Física das escolas estaduais de Tianguá – CE, localizadas na zona urbana da cidade, são elas: Escola de Ensino Médio Tancredo Nunes de Menezes, Escola de Ensino Médio Monsenhor Aguiar, Liceu de Tianguá José Ni Moreira e a Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho. Foi sondado o ensino da nanociência no nível médio nestas instituições e a utilização dos objetos de aprendizagem no auxílio da explicação destes conceitos. Na pesquisa ficou nítido que muitos professores têm conhecimento da nanociência, mas não mostram esses conceitos na sala de aula, porém consideram importante que os alunos obtenham tais informações, mesmo que de forma rápida. Ao descrever os OA’s percebemos que estes são de fácil manipulação e nos possibilitam uma compreensão bem significativa dos conceitos envolvidos na nanociência, representado em uma linguagem acessível para o professor/aluno de nível médio. Foi proposta neste trabalho uma nova perspectiva para o ensino da nanociência, considerando a importância dos alunos compreenderem estes assuntos modernos que estão tomando uma difusão cada vez maior na mídia e na indústria.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.951