Residência Estudantil: Qual é a sua Eficácia na Concepção do Estudante Residente no IFCE do Campus Crato?

Maria Lucileide Costa Duarte, Zósimo Mota Queiroz, Maria Albaneide Fortaleza

Resumo


Esse estudo visa investigar a eficácia da residência estudantil na concepção do estudante residente no IFCE campus Crato/CE. Trata-se de uma pesquisa de campo, usando como metodologia a aplicação de um questionário para 66 discentes contemplados com o serviço de moradia, correspondendo a 43,42% do universo, no período de 02 e 03 de março de 2015. A partir da análise dos resultados, observamos que 94% afirmaram que a residência estudantil contribui tanto para a permanência no curso, como também, para melhor desempenho escolar. Outro aspecto a ser observado, refere-se ao atendimento às necessidades estudantis, onde 64% afirmaram que suas necessidades são atendidas parcialmente e os demais 36% revelaram ter suas necessidades totalmente supridas. Os discentes ressaltaram a necessidade de inserção da rede wifi na área da residência, correspondendo a 25%. Por fim, entendemos que este estudo é um relevante instrumento para a gestão institucional, uma vez que apresenta dados que reforçam o trabalho interdisciplinar de acompanhamento sociopedagógico dos discentes atendidos pelo serviço de moradia.

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.900