Efeito da Expectativa com Relação às Informações sobre Néctar e Suco Tropical de Caju na Aceitação do Consumidor

Marina Cabral Rebouças, Maria Flávia Azevedo da Penha, Carlos Eliardo Barros Cavalcante, Ana Cristina da Silva Morais

Resumo


A expectativa que o consumidor tem sobre um produto pode ser gerada por atributos externos e não sensoriais como informações sobre o produto. Portanto, a rotulagem pode exercer um grande impacto sobre a aceitação dos alimentos. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção do consumidor em relação a diferentes bebidas de frutas através da avaliação da influência das informações na aceitação dos consumidores. Somente o néctar de caju de marca comercial foi utilizado como amostra para a avaliação da expectativa do consumidor em relação às definições de néctar e suco tropical de caju adoçado. O processo foi realizado em três fases, às cegas, de expectativa e informada, utilizando-se o teste de escala hedônica para avaliar a aceitação dos consumidores em relação às amostras. A expectativa gerada em relação às informações sobre néctar de caju foi confirmada pelas características sensoriais do produto, sem alteração da aceitação. Os resultados individuais mostraram que as informações fornecidas causaram um conflito na percepção do suco e néctar pelo consumidor. Conclui-se que a falta de informação sobre a composição das diferentes bebidas de frutas disponíveis no mercado podem resultar numa percepção equivocada pelo consumidor. Desta forma, medidas que divulguem a legislação relacionada às bebidas de frutas podem ajudar os consumidores a fazer escolhas mais conscientes baseadas nas características reais dos produtos.

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.877