BIOCOMBUSTÍVEIS: COMPATIBILIDADE ENTRE AS EXIGÊNCIAS DO “NOVO ENEM” E A ABORDAGEM DE 4 LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

Amanda Furtado Luna, Rafael Lisandro Pereira Rocha, Maria das Graças de Oliveira e Silva, Lázaro Miranda Carvalho

Resumo


O interesse por temas envolvendo energias renováveis, sobretudo no que diz respeito aos biocombustíveis tem crescido muito nos últimos anos, esse fato deve-se aos benefícios gerados para a sociedade, seja nos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Partindo desse princípio, foi analisado de que forma e quais os conteúdos da disciplina de Química foram retratados envolvendo esse tema nas questões do “Novo ENEM”, ao mesmo tempo em que foi avaliado se essa abordagem havia sido retratada pelos livros didáticos de Química Orgânica disponíveis na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Teresina Central. O estudo constatou que houve um considerável aumento na exposição e cobrança deste tema nas questões em relação ao antigo Enem, verificando-se ainda que os livros, de forma geral, não atendem a boa parte das exigências abordadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio, sobretudo, envolvendo o contexto ambiental, principal tópico retratado nas questões.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i1.781