A EAD E A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO IFCE: A IMAGEM DO REAL

Neidimar Lopes Matias de Paula, Cassandra Ribeiro Joye

Resumo


A Educação a Distância, modelo de ensino presente, hoje, no mundo inteiro, tem como característica essencial a mediação professor-aluno-conteúdo por meio de alguma tecnologia e, por essa razão, distingue-se do ensino presencial clássico. O presente texto configura-se como um recorte da dissertação de Mestrado em Educação Brasileira pela UFC em abril de 2014 e tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos, professores e tutores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE sobre a modalidade EaD, confrontando essa percepção com os autores consultados ao longo da pesquisa. Metodologicamente, assume a forma de Estudo de caso com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio das técnicas de observação participante, questionário, análise documental e entrevista. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, três professores e o coordenador Geral do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE.  Os resultados apontam que a visão dos sujeitos pesquisados é coerente com a realidade do curso ora investigado. Concluímos que se faz necessária a implementação de Planejamentos coletivos, momentos de formação continuada para Professores e Tutores, onde possa haver a troca de conhecimentos e a reflexão coletiva sobre as diversas nuances que perpassam a Educação a Distância.


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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.749