A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CEARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO IFCE

Ana Cláudia Uchôa Araújo, Daniele Luciano Marques, Elizabeth Matos Rocha, Gina Maria Porto de Aguiar

Resumo


Este trabalho apresenta o processo de expansão da Educação a Distância (EaD) no estado do Ceará, por meio da oferta de cursos de nível superior e técnico oferecidos através desta modalidade, no âmbito dos programas em parceria com  a Universidade Aberta do Brasil, Rede e-Tec Brasil, e o Programa Brasil Profissionalizado. Constata-se que a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394/96, diversas políticas educacionais têm sido criadas, objetivando a expansão da educação e, consequentemente, a inclusão social. . O objetivo desse estudo de caso é apresentar um mapeamento da expansão da EaD, no caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE). Como dados conclusivos, podemos apresentar que o avanço das TIC vem contribuindo para democratização e universalização do ensino em todos os níveis educacionais e nas diversas regiões do estado do Ceará. Infere-se, assim, que esse processo conduz a comunidade cearense ao crescimento pessoal e profissional, refletindo diretamente no desenvolvimento regional, dados que devem ser investigados em estudos posteriores.


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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.738

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