Direitos autorais
Natasha Lopes Gomes
IFCE
Brasil
Graduanda de Tecnologia em Manutenção Industrial pelo Instituto Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica.
Nathália Cândido Figueiredo
UFC
Brasil
Graduanda em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Ceará, atualmente é bolsista do Laboratório de Engenharia de Soldagem (ENGESOLDA). Atua desenvolvendo pesquisa na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia da Soldagem e no desenvolvimento de novas ligas.
Fernando Henrique Costa Saboia
IFCE
Brasil
Estudante do curso de graduação em Tecnologia em Manutenção Industrial - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Maracanaú. Atualmente, exerce atividades de pesquisa na área de ciências e engenharia de materiais aplicada à soldagem.
Rodrigo Freitas Guimarães
IFCE
Brasil
Doutor em Engenharia e Ciência de Materiais (Universidade Federal do Ceará, 2011), também é Técnico em Mecânica Industrial (Cefet-Ce, 1998), possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais (Universidade Federal do Ceará, 2005). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, Engenharia e Ciência de Materiais, Seleção Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: processos e metalurgia da solda, corrosão e metalurgia dos aços inoxidáveis.
Hamilton Ferreira Gomes de Abreu
UFC
Brasil
Possui graduação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Engenharia Nuclear - University of California - Berkeley (1991), doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado na University of Cambridge no Reino Unido. É professor associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: textura cristalográfica, textura de transformação em aços, materiais magnéticos e corrosão.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.