FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃO

Eva Gomes da Silva, Raimunda Olímpia de Aguiar Gomes, Roseane Michelle de Lima Silveira

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi compreender a necessidade específica de formação profissional dos jovens e adultos
de Maracanaú que detêm apenas o Ensino Fundamental, e/ou Ensino Médio não concluído, fora da faixa etária
regular estudantil. Para tanto, foi realizado prospecção com as empresas/indústrias de médio e grande porte para
realizar um levantamento das demandas profissionais mais adequadas ao município em referência, tendo como
foco a preocupação constante de traçar ações de formação profissional que viessem contribuir com o processo
de inclusão social dos jovens e adultos. O resultado de tal estudo aponta para a implantação, no Campus de Maracanaú,
de curso na modalidade Educação de Jovens e Adultos dentro de uma perspectiva educacional profissional
inclusiva e gestada sob a égide de um currículo voltado para a realidade social e embasado no exercício
da cidadania.

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v4i1.352