AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA - CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA DE MARANGUAPE

Francisco Ademir Lopes de Souza, Natal Lania Roque Fernandes

Resumo


O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer um processo avaliativo a fim de
apreender as concepções de avaliação dos professores e a relação entre teoria e a prática que permeiam a prática
avaliativa. Para tanto, buscou-se contribuição de autores como: Hoffmann [6], Luckesi [7] e Silva [14]. A metodologia
fundamentou-se na abordagem qualitativa, utilizando-se, como técnica de coleta de dados a aplicação de
questionário a 5 (cinco) professores que lecionam na 1ª série do Ensino Médio, em três escolas estaduais na cidade
de Maranguape- CE, no período de Junho de 2008. Na análise de dados, considerou-se o referencial teórico da
avaliação da aprendizagem e a proposta dos PCNEM. A análise de dados permitiu visualizar a forma como a avaliação
da aprendizagem está sendo desenvolvida no processo de aprendizagem do educando, permitindo-se, desta
forma, visualizar que as propostas de avaliação da aprendizagem de matemática dos PCNEM não estão sendo colocadas
em prática, tendo como um dos fatores a falta de formação continuada dos professores. A partir de então,
sugere-se que: que se busquem novos e bons paradigmas; que estes sejam mais difundidos e colocados em prática e
que é preciso ousar, a fim de que seja desenvolvido um bom processo avaliativo.

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v4i1.351