UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Antonio Augusto Morais Feitosa, Antonio Augusto Morais Feitosa, José Ronaldo Ribeiro da Silva, José Ronaldo Ribeiro da Silva
Resumo
Este trabalho analisa a educação escolar pública brasileira, com base na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no que se refere às contradições entre a função social da escola pública e as políticas educacionais neoliberais. A análise foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tomando como principais referenciais teóricos Saviani (1999; 2012; 2020) e outros autores como Frigotto (2006) e Young (2009). Abordam-se os desafios e as perspectivas da escola pública brasileira, levando-se em consideração as políticas públicas educacionais do modelo econômico neoliberal. A discussão centra-se na função social da escola pública brasileira, as limitações impostas pelo capital, as possibilidades de atuação e transformação da realidade, as contradições entre o capital e a educação pública etc. Neste sentido, apontam-se alguns caminhos para o trabalho educacional a ser desenvolvido pela escola pública, embasados nos pressupostos da PHC, como a garantia da oferta da cultura e do conhecimento historicamente acumulados, do currículo como elemento central para que as classes trabalhadoras possam acessar e dominar os meios de produção, além da problematização curricular acerca da formação humana e formação para o mundo do trabalho.
Palavras-chave
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA; PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2340
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