LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Cláudia Rosane Moreira da Silva, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Resumo
Este trabalho trata de uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de laboratórios virtuais (LV) no ensino da química, abordando sua utilização para o desenvolvimento de aulas experimentais em momentos que o uso do laboratório físico não for possível de ser utilizado. Para a sua execução foi desenvolvida uma análise de 11 artigos selecionados a partir de 1500 trabalhos que abordaram essa temática, com o intuito de investigar o uso dos LV no ensino de química no Brasil apontando suas vantagens e desvantagens, e identificando também as possíveis limitações para seu uso. Contudo, os trabalhos analisados constataram o aumento do uso e da disponibilidade de LV nos últimos anos, considerados pelos usuários como ferramenta atrativa para o ensino de química pois contribui para a melhor compreensão dos conteúdos estudados.
Palavras-chave
Laboratório Virtual; Ensino; Química
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2278
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia