ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Maria Aurinolia Barreto Silva, Priscila Barros David, Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Resumo


Este estudo tem como objetivo principal investigar o uso de tecnologias digitais no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, entendendo-as como recursos pedagógicos de acessibilidade. Para tal, foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura de artigos nacionais publicados entre 2011 a 2020 nas bases da Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicam uma baixa produção relacionada à essa temática, revelando uma preocupação em relação à inclusão de pessoas com deficiência, tendo em vista que o acesso à escola comum nem sempre está acompanhado pela dimensão da permanência. Ao mesmo tempo, verificou-se as potencialidades das tecnologias digitais para a inclusão desse público, de modo a desenvolver habilidades tecnológicas e novas formas de aprendizagem.

Palavras-chave


Educação inclusiva; Tecnologias digitais; Acessibilidade tecnológica.

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2261

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