ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO

Ana Clara Souza Araújo, Francélio Ângelo de Oliveira

Resumo


O presente artigo discorre sobre o ensino de astronomia como ferramenta de ensino aprendizagem e como essa ciência é capaz de levar o discente a reflexão sobre seu papel no universo e na sociedade no qual está inserido. O artigo leva ao questionamento sobre a forma que o ensino da Astronomia pode contribuir para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de modo a ampliar o autoconhecimento e a visão sobre seus papéis na sociedade e no universo. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão realizado em escolas públicas do interior do Estado do Ceará que leva o leitor a refletir sobre a importância da astronomia não apenas como ciência, mas também como filosofia de vida. A metodologia abordada foi de aula expositiva dialogada para uma maior interação entre professor e aluno, e o método avaliativo para fins de resultados foi aplicação de um questionário aos alunos participantes. A reflexão aqui abordada é uma faixa de mão dupla, uma vez que menciona a relação homem com homem e homem com universo. Os resultados da aplicação do projeto apontam que além de propagar o conhecimento científico, o ensino de astronomia leva o aluno a se descobrir como agente modificador da sua realidade, descobridor dos fascínios do universo.

Palavras-chave


Palavras-chave: Astronomia, ferramenta de aprendizagem, relações humanas

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1861