TEORIA ESPECIAL DA RELATIVIDADE: 100 ANOS APÓS, COMO ENSINÁ-LA SIGNIFICATIVAMENTE USANDO O CORDEL

Ênio José Gondim Guimarães, Francisco Augusto Silva Nobre

Resumo


Neste trabalho mostramos que o folheto de cordel pode ser usado como ferramenta de ensino-aprendizagem da Teoria Especial da Relatividade (TER), bem como, proporcionar aprendizagem significativa a partir de uma sequência de ensino. A aprendizagem significativa na educação e o saber produzido historicamente, são referenciados pela aprendizagem significativa (Ausubel, 2003) e com a pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2003). Para tal, aplicamos o cordel numa turma de 30 alunos (as) do ensino médio, numa escola pública de Fortaleza. Com o uso do folheto de cordel e a sequência de ensino proposta, acarretou-se, interesse nos estudantes pela Teoria Especial da Relatividade e geraram-se indicativos de aprendizagem significativa.

Palavras-chave


Folheto de cordel; Ensino da Relatividade; Sequência de ensino.

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1858