AS TEORIAS DA RELATIVIDADE NO ENSINO BÁSICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA PARA TRAÇAR O PERFIL DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO BRASIL ENTRE 2000 E 2018

Wilton Souza Sampaio, Antônio Nunes de Oliveira, Marcos Cirineu Aguiar Siqueira

Resumo


Em 2019 comemora-se o centenário do eclipse mais famoso de todos os tempos, aquele cujas observações comprovaram uma importante previsão da Teoria da Relatividade Geral, o desvio da luz pela gravidade, cujas notícias em jornais de todo o mundo fizeram de seu autor, Albert Einstein (1879-1955), uma celebridade mundial. Apesar do grande impacto histórico, social, cultural e tecnológico das Teorias da Relatividade (Relatividade Restrita e Relatividade Geral), assim como o interesse manifestado pelos estudantes por assuntos a elas relacionados, a aprendizagem de tópicos de Relatividade ainda não faz parte do cotidiano escolar na formação básica de muitos estudantes. Neste trabalho, apresentamos uma revisão de literatura envolvendo os principais estudos publicados no Brasil na área de pesquisa em Ensino de Física Moderna e Contemporânea, entre os anos 2000 e 2018, com vistas a justificar a presença de conteúdos de Relatividade no Ensino Básico e elencar as principais propostas elaboradas com o intuito de viabilizar a sua inserção. A pesquisa constatou que a quantidade de trabalhos desenvolvidos na área é muito pequena quando comparada à de Física Clássica e, até o próprio material didático costumeiramente utilizado nas escolas ainda dedica pouco espaço a esses temas, contudo, nos últimos anos, os pesquisadores têm trabalhado esse assunto com crescente interesse.

Palavras-chave


Ensino de Relatividade; Ensino Básico; Revisão de Literatura.

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1857