Patrícia Helena Carvalho Holanda
https://orcid.org/0000-0002.8233-1190
Professora de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós - Graduação em Educação da UFC
Brasil
É Psicóloga, mestra, doutora em Educação pela UFC e pós-doutora na área de concentração de Desenvolvimento Profissional Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Cursou o estágio sênior, bolsista-CAPES, na Universidade de Lisboa, investigando o psicanalista, psicopedagogo, pedopsiquiatra, João dos Santos. Professora de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, vinculada a linha de pesquisas História e Educação Comparada, sob sua coordenação. É cadastrada nos grupo de pesquisa do CNPq, Avaliação Curricular certificado pela UFC e é coordenadora da Linha de Pesquisa História e Educação Comparada certificado. Desenvolve uma pesquisa que tem como objetivo investigar os laços familiares e constituição dos sujeitos à luz da teoria de João dos Santos nos espaços formais de Educação em perspectiva comparada Brasil-Portugal. Orientadora de oito teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na referida linha de pesquisa.
Meirecele Caliope Leitinho
Universidade Federal do Ceará - UFC
Universidade Estadual do Ceará - UECE
Brasil
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1964), especialização em Psicologia e Pesquisa pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1980), doutorado em Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e Pós-Doutorado em Formação de Professores na Universidade de Brasília- UnB (2006-2007). É professora adjunta aposentada da Universidade Estadual do Ceará e professora Associada aposentada da Universidade Federal do Ceará; atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, participante do Programa para Aposentados ? PROPAP e professora colaboradora do Mestrado de Formação de Professores da Universidade Estadual do Ceará ? UECE e do Mestrado Profissional em Ensino de Saúde da mesma instituição; é consultora da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Ceará - UECE; e assessora da Universidade Regional do Cariri (URCA); está cadastrada como líder de um grupo de pesquisa no CNPq: Currículo, Subjetividade e Desenvolvimento Profissional Docente, orientando seis teses de Doutorado e três de mestrado, nos referidos cursos de Pós-Graduação. As disciplinas que leciona atualmente na pós-graduação são: Currículo, Subjetividade e Desenvolvimento Profissional Docente, Currículo na Perspectiva Crítica e Desenho Curricular; é membro do conselho editorial das Revistas: Conhecimento e Diversidade - UFF, Chemins de Formación da Universidade de Nantes na França e parecerista da Revista Linhas Críticas da UNB.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.