POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Patrícia Helena Carvalho Holanda, Meirecele Caliope Leitinho

Resumo


O texto apresenta o trabalho desenvolvido pelo eixo de Pesquisa Avaliação Curricular, vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), no período de 2007 a 2013. O referido eixo foi criado com o objetivo de não só formar pesquisadores na área de avaliação curricular, mas, também, de contribuir para a ampliação da teoria na área com base empírica. Para tanto, desenvolveu duas ações de forma integrada: a oferta de uma disciplina chamada Avaliação Curricular e um projeto de pesquisa intitulado Experiências de Avaliação Curricular: possibilidades teórico-práticas. Essas duas ações agregaram professores, orientadores, orientandos do eixo e docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), favorecendo a produção científica do período. Como contribuições importantes do eixo supracitado, identificamos uma ampliação do campo teórico-metodológico com base empírica e a formação de avaliadores pesquisadores.

Palavras-chave


Avaliação Curricular. Referenciais teórico-metodológicos. Formação de Avaliadores.

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i5.1784