REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantes

Resumo


As tecnologias digitais permitem que conteúdos sejam vistos e abordados por meio de hipertextos, páginas web, animações e jogos educativos. Pensamos que estas tecnologias podem ser utilizadas na educação a fim de potencializar o trabalho docente e possibilitar a construção de atividades e práticas pedagógicas que promovam uma maior interação entre os estudantes, professor e o contexto social e tecnológico do qual fazem parte. Neste contexto, este trabalho objetiva discutir sobre as tecnologias digitais na formação de futuros professores de um curso de Ciências Biológicas Licenciatura (CBL). Para a produção de dados, desenvolvemos três perguntas sobre tecnologias digitais a serem aplicadas, por meio do aplicativo móvel Whatsapp, aos estudantes do curso de CBL de uma universidade federal localizada no sul do Rio Grande do Sul. Buscamos com estes questionamentos perceber o que os alunos entendem sobre tecnologias digitais; se tiveram contato no período de graduação com assuntos concernentes às tecnologias; assim como as articulações que fazem entre a mesma e a educação. A análise foi feita por agrupamento das respostas semelhantes. Percebemos que a grande maioria dos investigados considera computador, celulares, vídeos, documentários, jogos, filmes e músicas como tecnologias digitais; estabelecem relação entre estas tecnologias e a escola; bem como não tiveram nenhum estudo sobre as tecnologias digitais durante o período de graduação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1529