A Experimentação no Foco da Aprendizagem: Ensinando Eletroquímica de Forma Fácil e Barata

Ana Clara Correia Queiroz da Silva, Byanca Milla Maia de Oliveira, Francisco Gutemberg R. Magalhães, Francisco Mateus Gomes do Nascimento, Jardel Soares Girão, José Wagner de Almeida, Rafael Ribeiro Portela

Resumo


O presente trabalho aborda um estudo de eletroquímica a partir do uso de matérias de baixos custos nas construções de pilhas, tendo como fogo a potencialização da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados colhidos na aplicação de uma abordagem centrada numa perspectiva construtivista, em que o aluno, em contato com experimentos em sala de aula, mostrou uma possível potencialização na sua aprendizagem em Química. O trabalho foi desenvolvido numa escola da Rede Estadual do Município de Quixadá-CE – Escola de Ensino Médio Coronel Virgílio Távora – com duas turmas de 2o ano. Foram aplicada uma aula experimental para uma das turmas selecionadas, onde os alunos montaram e executarem um experimento. Em uma outra turma, utilizada como controle, trabalhou-seo mesmo conteúdo, porém utilizando apenas a metodologia tradicional – aula expositiva. Como método de avalição, foi utilizado um questionário–método comparado –, buscando identificar as similitudes e diferençasna eficácia da aprendizagem dos alunos a partir das metodologias aplicadas.Os resultados apresentaram queo uso de experimentos em sala de aula eleva o desempenho dos alunos quando comparados a aulas de cunho apenas teórico. Entretanto, vale ressaltar que, para ser efetiva, toda metodologia deve ser bem planejada,a fim de que se adeque à realidade escolar.

Palavras-chave


. Eletroquímica. Ensino-Aprendizagem. Construtivismo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1486