JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS

Cristiane Alves do Nascimento, Francisco Giovanni Ferreira dos Santos, Rafaela Oliveira Freire, Paulo Gardel Torres de Sousa, Dráulio Sales da Silva

Resumo


As atividades lúdicas são consideradas educativas, por desenvolverem habilidades cognitivas e auxiliarem no método para o processo de aprendizagem, resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades. Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de expor a utilização de um jogo lúdico como recurso metodológico para facilitar a aprendizagem e analisar o desenvolvimento do raciocínio e a construção do conhecimento de discentes no processo de ensino e aprendizado para alunos de 1º ano do ensino médio sobre o conteúdo de distribuição eletrônica. Utilizou-se como meio de avaliar os alunos um questionário com questões objetivas e subjetivas que revelaram através de dados estatísticos que 94,50% dos alunos conseguiram atingir os objetos propostos pelos bolsistas. Os resultados obtidos sugerem a importância da utilização dos jogos lúdicos pedagógicos no ensino.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1303