FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Ernny Coêlho Rêgo, Marinina Gruska Benevides, Rosendo Freitas de Amorim

Resumo


Este trabalho analisa em que medida os Projetos Políticos Pedagógicos-PPCs dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação – IFCE inserem a Educação em Direitos Humanos – EDH na formação dos alunos. A metodologia empregou a pesquisa bibliográfica ao arcabouço teórico; e pesquisa documental junto aos PPCs, com adoção de termos-chaves e a elaboração de grades de análises abordando três eixos observados nos PPCs: Perfil do Egresso, Matriz Curricular e Bases Legais; objetivando compreender como a EDH é abordada na formação inicial de professores. Observou-se que a EDH nas licenciaturas do IFCE é inserida de forma desarticulada e incipiente aos Projetos Políticos Pedagógicos-PPPs. Delineiam-se grandes desafios para a concretização do direito à EDH. É primordial o fortalecimento de estratégias que incluam a EDH no cotidiano e nas práticas educativas para a formação docente nos cursos de educação superior


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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1298