Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância

Neidimar Lopes Matias de Paula

Resumo


A Educação Profissional também concebida como Formação Profissional, ao longo do tempo, tem sido conceituada como aquela que se relaciona com o ensino de um ofício ou profissão e visa à construção de conhecimentos essenciais à preparação de profissionais qualificados e competentes em diferentes áreas de atuação. O presente texto configura-se como um recorte da dissertação de Mestrado em Educação Brasileira pela UFC em abril de 2014 e tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos, professores e tutores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na modalidade EaD, sobre a Formação Profissional na sociedade atual, confrontando essa percepção com os autores consultados ao longo da pesquisa. Metodologicamente, assume a forma de Estudo de caso com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio das técnicas de observação participante, questionário e entrevista. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, três professores e o coordenador Geral do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE. Os resultados apontam que a Formação Profissional na sociedade atual está diretamente associada ao papel da instituição escolar como agente formador. Entre outras contribuições, o estudo possibilitou refletir sobre as políticas mais recentes em torno da Educação Profissional no Brasil.

Palavras-chave


Formação Profissional. Instituição escolar. Trabalho. Sociedade atual.

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1273