Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos
João Gomes de Oliveira Neto, Raychimam Douglas Bezerra Santana, Mônica Rodrigues de Sá, Leonardo Rodrigues Sobreira, Gleison Lopes da Silva, Jaqueline de Lima Nascimento, Silvany Bastos Santiago
Resumo
O trabalho tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Compostos Inorgânicos nos livros didáticos de Química de duas editoras: Ática e AJS, comparando a forma de tratamento da temática nas obras analisadas e propõe uma discussão sobre o livro didático no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa documental onde livros foram observados de acordo com enfoque na didática educacional. Concluiu-se que somente uma parcela dos critérios no momento de escolha do material didático foram abordados na pesquisa. Em ambas as obras estudadas a forma de apresentação do assunto não diverge muito. Evidencia-se que os professores adotam muitas vezes o livro conforme a sua preferência, colocando ao lado o material que é solicitado pela escola. Tal fato se torna um impasse na construção de um desenvolvimento escolar adequado, perante o ensino.
Palavras-chave
Educação. Livro didático. Química Inorgânica.
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1265
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia