E-COMMERCE NA HOTELARIA DE FORTALEZA-CEARÁ: IMPACTOS ECONÔMICOS E COMPETÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Victor Hugo Santos de Castro, Nathália Nadja Sales e Sousa

Resumo


A internet é uma tecnologia que revolucionou o mundo, gerando oportunidades para o turismo e principalmente para o setor hoteleiro. Com o avanço da internet, surge o comércio eletrônico ou e-commerce, que consiste na atividade de vendas de bens e serviços através da internet. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os impactos do comércio eletrônico na venda dos produtos e serviços nos empreendimentos hoteleiros de Fortaleza-Ceará. Tratou-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, com abordagem quali-quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários, analisados através de transcrição de falas e gráficos, respectivamente. Os participantes da pesquisa foram os gestores de dez meios de hospedagem e cinquenta acadêmicos do curso de hotelaria de uma instituição de ensino superior da localidade. Os resultados obtidos evidenciam que a hotelaria vem explorando o e-commerce como um diferencial competitivo para vender mais acomodações no mercado. Notou-se que as agências de viagem online são os canais mais utilizados atualmente. Numa outra perspectiva observou-se que os acadêmicos de hotelaria necessitam e desejam mais conhecimentos sobre a área, que é promissora.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1252

Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia