Aplicação de um Modelo Molecular de Baixo Custo nas Aulas de Química, em Escolas Estaduais do Município de Ubajara-CE

Ana Danielle Queiroz Melo, Alessandro Carneiro Lima, Francisco Walison Lima Silva, Ruslana Silva Pereira, Maria Lidiane Nascimento Sousa

Resumo


A Química é uma ciência essencialmente experimental e a ausência de um conhecimento prático dificulta a aproximação dos conhecimentos teóricos da realidade dos alunos, tornando assim o processo de ensino-aprendizagem difícil. Diante disso, o trabalho teve como proposta a construção de um modelo molecular a partir de materiais de baixo custo, preferencialmente recicláveis e de fácil acesso, a ser aplicado nas escolas de ensino médio público do município de Ubajara – CE, pertencentes à Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 5 (CREDE) da Secretaria de Educação do Estado. Para confecção do modelo molecular foi utilizado papel higiênico, cola branca, tinta guache, pincel e palitos de cotonete. Ou seja, utilizando materiais de baixo custo, esse trabalho nos possibilitou refletir que é exequível usar meios alternativos para o ensino de Química facilitando desta forma a motivação e a compreensão dos alunos.

Palavras-chave


Modelos. Ensino. Química

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1242